O projeto é patrocinado pela empresa Tractebel Energia, tem o apoio do Rotary Club de Capivari de Baixo e pretende trabalhar com escolas da rede pública dos municípios de Capivari de Baixo e Tubarão, ambos localizados no estado de Santa Catarina. O principal objetivo do projeto é a implantação de atividadesdiferenciadas de conscientização dos problemas ambientais, enfatizando a importância da reciclagem, redução e reutilização de materiais.

terça-feira, 3 de março de 2009

Apresentação do Projeto

Desde os quatro anos de graduação em Ciências Biológicas (UNISUL_ Universidade do Sul de Santa Catarina), as professoras, Ana Beatriz Cargnin e Suelen Rosana da Cruz França Geraldi, sempre se preocuparam com o direcionamento da educação nos dias atuais. As aulas estão ficando cada vez mais técnicas e o professor mais distante. As apostilas e o vestibular restringem o tempo das aulas a ponto dos professores deixarem de aplicar atividades lúdicas como introdução ou complementação dos conteúdos. Até a falta de tempo dos profissionais interfere negativamente na didática. Foi com esse intuito que as professoras desenvolveram o projeto "Brincando na Escola, Aprendendo para a Vida". O projeto iniciou-se em março de 2007 a pedido da prefeitura de Capivari de Baixo (SC) com o objetivo de conscientizar os professores da importância da aplicação de atividades lúdicas na sala de aula. O projeto foi aplicado em forma de curso de capacitação para professores, e além de provar com artigos científicos que o lúdico é uma ferramenta essencial no dia a dia das escolas (Ensino Fundamental e Médio), as autoras utilizaram toda a sua criatividade e vasto material didático encontrado em livros, revistas, Internet, para produzir vinte e dois planos de aula que abrangem várias disciplinas e conteúdos do Primeiro ao Nono ano do Ensino Fundamental.
Utilizar atividades lúdicas na metodologia oferece uma série de vantagens: contribui para o desenvolvimento cognitivo e conceitual, exterioriza o que o aluno pensa da realidade e proporciona uma aprendizagem prazerosa em busca do conhecimento. Outro ponto muito importante nesta obra é o fato de aplicar em grande parte das técnicas recursos mínimos, graças à vasta reciclagem e uso de sucatas. Por serem biólogas, as autoras do projeto estão sempre preocupadas com futuro ecológico da nossa região e conseqüentemente do mundo. Desde pequenas as crianças já devem aprender os princípios básicos da reciclagem, extrapolando a reciclagem de papel e separação do lixo. No projeto foram apresentadas diversas técnicas que inserem direta e indiretamente a reutilização de materiais reaproveitáveis para se ministrar e/ou auxiliar as aulas de 1o ao 9o ano do ensino fundamental. Cada plano de aula apresentava dados completos com os seguintes itens: nome do plano; anos destinados; abrangência de disciplinas; objetivos; materiais (normalmente reaproveitados e/ou de fácil e barato acesso); procedimento; sugestões e fonte.O mesmo trabalho também foi aplicado nas cidades de Tubarão, Imaruí e Jaguaruna , as três localizadas no estado de Santa Catarina. Os professores ficaram muito satisfeitos e muitos aplicaram as atividades lúdicas propostas nas suas escolas. Apenas resultados positivos foram obtidos.
Outros projetos aplicados no município de Capivari de Baixo, “O Mundo Mágico da Leitura: a literatura como recurso lúdico para o ensino-aprendizagem” e “O Universo”, também utilizavam materiais sucatas no procedimento das atividades lúdicas.
Baseado nesses esforços foi desenvolvido um novo projeto: “LECA: Ludicidade e Educação em Ciências Ambientais”, que visa utilizar o lúdico como recurso para a prática pedagógica na disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos.

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